terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Entenda a diferença entre LCD, Plasma e LED

Quem está louco para comprar uma TV nova pode estar perdido e não saber por onde começar. Em uma loja online, por exemplo, há 53 modelos diferentes de aparelhos Full HD. Além dos tamanhos variáveis, as opções de recursos abundam. Você pode gravar seus programas, ter um conversor integrado ou ver as fotos do seu celular por um sinal sem fio.

No entanto, o primeiro passo é escolher entre as três principais tecnologias existentes do mercado. LCD, plasma ou LED? Saiba a diferença entre cada uma delas e faça uma boa compra.

TVs Full HD ideais para assistir aos jogos da Copa do Mundo

LCD
Tornou-se a tecnologia dominante do mercado. É mais brilhante, sendo ideal para ambientes mais claros. Reflexos vindos de uma janela, porta ou corredor não aparecem na tela e não atrapalham quando você está vendo seu programa favorito. No entanto, dificilmente aparece nos aparelhos superiores a 50”.

Plasma
O brilho é menor, porém o contraste é melhor que o LCD. Alguns modelos podem apresentar manchas no plasma com o passar dos anos, sobretudo quando causado por imagens estáticas, como de jogos de videogame ou logos de televisão. O ângulo de visão é melhor, mas pode refletir sombras vindas de corredores e janelas. A tecnologia é usada em modelos superiores a 50”.

Led
É uma tecnologia que mistura o melhor do LCD e do Plasma, criando televisores super finos. A tecnologia é responsável por contraste de cor bem maior que o Plasma e brilho maior que o LCD. A desvantagem atual está no alto preço desses aparelhos, que chegam a custar R$ 1 mil mais caro que as outras tecnologias.

Estrela que gira a 2 milhões de km por hora é a mais rápida já detectada


Ilustração mostra como seria a estrela de rotação mais rápida já detectada. (Foto: G. Bacon / ESA / Nasa)

Astro VFTS 102 foi detectado por equipe do Observatório Europeu do Sul. Objeto tem 25 vezes a massa do Sol e brilha 100 mil vezes mais.

Astrônomos ligados ao Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) descobriram a estrela que gira mais rápido no espaço. O astro se chama VFTS 102 e tem uma rotação que ocorre a 2 milhões de quilômetros por hora - velocidade 300 vezes superior à do Sol ao fazer o mesmo movimento.

A estrela foi revelada por observações com o Telescópio Muito Largo (VLT), um dos principais instrumentos telescópicos do mundo, situado no Observatório do Paranal no Chile. Os cientistas pesquisavam a região da Nebulosa da Tarântula, uma formação de poeira e gás localizada na Grande Nuvem de Magalhães, uma das galáxias que serve como satélite da Via Láctea - assim como a Lua em relação à Terra.
VFTS 102 tem uma massa 25 vezes maior que a do Sol e chega a brilhar 100 mil vezes mais. Sua velocidade ao percorrer o espaço também impressiona os especialistas, que acreditam que o astro possa ter sido ejetado de um sistema de estrelas duplas. Ela está a uma distância de 160 mil anos-luz daqui - um ano-luz equivale a quase 10 trilhões de quilômetros.
Segundo esta hipótese, uma das estrelas teria explodido sob a forma de uma supernova, expulsando a companheira VFTS 102 da região. A prova pode estar na presença de resquícios de supernova próximos à região observada pelos cientistas na Grande Nuvem de Magalhães, além de um pulsar - uma estrela muito pequena e com muita massa, que poderia ter sido originada após a explosão.


Planeta similar à Terra é achado ao redor de estrela parecida com o Sol

Ilustração mostra como seria o planeta Kepler 22b. (Foto: Ames / JPL-Caltech / Nasa)

Astro pode conter água líquida em sua superfície. Nasa anunciou novos dados da sonda Kepler nesta segunda-feira (5).

A agência espacial norte-americana (Nasa) anunciou nesta segunda-feira (5) a descoberta do primeiro planeta com tamanho parecido com o da Terra e que gira ao redor de uma estrela parecida com o Sol. O planeta fica a 600 anos-luz de distância e foi detectado pela sonda Kepler, lançada em 2009 com o objetivo de descobrir novas "Terras" pelo espaço.

Outra característica do astro é que ele se encontra a uma distância da estrela que pode permitir o desenvolvimento de água líquida e atmosfera, condições ideais para o surgimento da vida como a conhecemos. Quando um planeta se encontra nessas condições, diz-se que ele está em uma "zona habitável" (em inglês também é comum o termo "goldilocks").
O planeta recebeu o nome de Kepler 22b. Sua descoberta será relatada na revista "The Astrophysical Journal", uma das principais publicações científicas sobre astronomia.
Em fevereiro, os astrônomos da Nasa haviam anunciado uma lista com 54 astros que poderiam ser habitáveis. Desses, apenas Kepler 22b foi confirmado como planeta. O astro possui um raio 2,4 vezes maior que o da Terra e gira ao redor de sua estrela em 290 dias. Os cientistas ainda não sabem dizer o planeta é rochoso ou gasoso.


Educação básica: Adquirir conhecimentos deve ficar mais fácil com novas tecnologias

O Ministério da Educação promove nesta terça-feira, 6, no Rio de Janeiro, encontro com especialistas em novas tecnologias que mudam formas tradicionais de transmissão do conhecimento. O evento Educação e novos Paradigmas (EDUTec) segue até às 18horas.

Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, a iniciativa é oportuna e importante para o futuro da educação brasileira. “A próxima década vai ser marcada por uma reforma profunda das salas de aula, dos laboratórios e das bibliotecas por meio da revolução digital”, disse em vídeo exibido na abertura do evento.

Na mesma mensagem aos participantes do EDUTec, Haddad explicou que temos que nos preparar para isso, sobretudo a partir da produção de conteúdos digitais educacionais, da convergência de mídias e de uma série de providências que precisam ser tomadas agora para que a educação tire o maior benefício das transformações tecnológicas.

Para a secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda, o EDUTec é um marco para possibilitar que as várias plataformas e ações do Ministério da Educação, como a TV Escola, se tornem mais consistentes em relação à garantia da aprendizagem. “Desejo que a gente saia daqui com conteúdos que possam nos ajudar nesse novo desenho da TV Escola e da integração das múltiplas plataformas desenvolvidas e coordenadas pela Secretaria de Educação Básica”, afirmou.

A programação do encontro está organizada em quatro blocos de curtas conferências. Além de brasileiros, conferencistas da Inglaterra, Itália, Estados Unidos, Finlândia, Malásia, Argentina, Venezuela e Espanha apresentam experiências com novas tecnologias.

Estudante é condenado por tentar matar professora no RS

Um estudante de técnica de enfermagem foi condenado a dez anos e seis meses de prisão no Rio Grande do Sul por agredir uma professora com cadeiradas e socos.
De acordo a Promotoria, Rafael Soares Ferreira, que estudava em uma escola privada de Porto Alegre, tentou matar a vítima por estar insatisfeito com uma nota baixa e, só não conseguiu, porque outras pessoas intervieram.
Segundo a decisão do juiz, a professora teve sequelas. Ela quebrou dentes, fraturou os braços e desmaiou com as agressões.
O julgamento do caso, no Tribunal do Júri de Porto Alegre, foi na segunda-feira (5). O espancamento ocorreu em novembro de 2010 --à época, o estudante tinha 25 anos. Ferreira já estava preso em uma penitenciária de segurança máxima e não poderá responder em liberdade.
A Promotoria ainda afirma que ele agrediu, na mesma ocasião, uma outra pessoa que quis impedir que sua fuga da escola, mas a Justiça o absolveu dessa acusação. Foram considerados agravantes para a condenação motivo fútil e meio cruel que dificultava a defesa da vítima.