quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Tecnologia na educação: Escola não pode ficar à margem da evolução da tecnologia, diz ministro

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse nesta quinta-feira, 9, que a velocidade tecnológica é muito maior do que a capacidade que a escola tem de processá-la. Apesar disso, segundo ele, a escola não pode ficar à margem da evolução tecnológica.

Na semana passada, o ministro anunciou que o Ministério da Educação vai investir, este ano, cerca de R$ 150 milhões na compra de 600 mil tablets para uso dos professores do ensino médio de escolas públicas federais, estaduais e municipais. A tecnologia, afirmou, vai ser tão mais eficiente quanto maiores forem os cuidados pedagógicos e quanto maior for o envolvimento dos professores no processo.

“Estamos definindo que, na educação, a inclusão digital começa pelo professor”, disse Mercadante. Para isso, o MEC já formou mais de 300 mil professores em tecnologias da comunicação e informação, em cursos de 360 horas. Além disso, o serviço de internet banda larga foi instalado em 52 mil escolas públicas urbanas.

Com a entrega de novas tecnologias da informação, professores e escolas públicas terão acesso, por meio dos tablets, a conteúdos educacionais colocados à disposição no Portal do Professor. São aproximadamente 15 mil aulas, criadas por educadores e aprovadas por um comitê editorial do MEC. Além disso, o ministério oferece o Banco de Objetos Educacionais e o Domínio Público, que entre outras obras dispõe da coleção Educadores. Na Fundação Lemann, são traduzidas aulas de matemática, física, biologia e química elaboradas pelo professor norte-americano Salman Khan, responsável por desenvolver material pedagógico com abordagens inovadoras.

Para o ministro, o mundo evolui em direção a uma sociedade do conhecimento, e a escola tem de acompanhar esse processo. “É muito importante que a gente construa uma estratégia sólida para que a escola possa formar e preparar essa nova geração para o uso de tecnologias da informação”, disse.

LAPTOP ENTREGUE AOS ALUNOS DE CARNAÍBA JÁ APRESENTAM DEFEITOS


No mês de Dezembro de 2011, o governo municipal de Carnaíba e a Secretaria de Educação premiaram alguns alunos da rede municipal de ensino com pequenos e delicados aparelhos LapTop. Recomeçaram as aulas do ano letivo 2012 e os aparelhos já começaram dar problemas.

O aluno Iuri Gonçalves do Nascimento de 14 anos, estudante da Escola Cônego Luís Vieira de Melo e de sua irmã Emili Gonçalves Patriota, de 09 anos, aluna do Complexo Educacional Governador Miguel Arraes, os aparelhos dos dois irmãos apresentaram defeito. As crianças estão com os aparelhos apenas um mês e oito dias e já não servem para nada. Há informações de outros casos. Em muitos casos os pais não tem condições de mandar consertar e os alunos ficam sem utulizarem.

 (Blog Cauê Rodrigues)