quinta-feira, 23 de maio de 2013

Atomística ( conteúdo do 9º ano A e B )

Primeiro modelo atômico

 Modelo atômico Thomson

Modelo atômico Rutherford


Partículas subatômicas


Semelhanças de composição atômica


Estudo da eletrosfera

Distribuição eletrônica


Tabela periódica

 
 
 



Atividade: 9º ano B

1- Descreva as principais características dos três estados físicos da matéria.

2- Qual a diferença entre corpos amorfos e cristalinos?

3- O que é fusão?

4- Explique o que é solidificação.

5- O que é vaporização?

6- Qual a diferença entre ebulição, evaporação e calefação?

7- O que é liquefação?

8- O que é sublimação?

Mais Cultura nas Escolas: Governo investe R$ 100 milhões para levar artes ao ambiente escolar

Os ministérios da Educação e da Cultura vão contemplar este ano 5 mil projetos culturais com valor entre R$ 20 mil e R$ 22 mil, de iniciativa de escolas da rede pública que já participam dos programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador. Os projetos, que deverão atender aos objetivos de promover a circulação de cultura nas escolas e contribuir para a formação de público para as artes na comunidade escolar, deverão se formulados em parceria entre escolas, artistas e entidades culturais.

É o que determina o programa Mais Cultura nas Escolas, lançado nesta terça-feira, 21, pelos ministros da Educação, Aloizio Mercadante, e da Cultura, Marta Suplicy. Estão aptas a se inscrever 34 mil escolas da rede pública, ativas nos dois programas já existentes. As iniciativas precisam ser cadastradas, até o final de junho, pelos diretores das escolas no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do MEC (Simec).

A previsão de investimento é de R$ 100 milhões para financiar os 5 mil  projetos. Os valores serão repassados diretamente às escolas por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Ao prestarem contas, os gestores deverão incluir documentação de fotos e vídeos das atividades que foram realizadas pelo programa Mais Cultura nas Escolas.

“O objetivo do programa é envolver os estudantes nesse processo de aprendizado por meio da cultura. Vamos selecionar os projetos que mais envolvam a comunidade”, salientou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

As atividades deverão ser voltadas para nove eixos temáticos: residência de artistas para pesquisa e experimentação; criação, circulação e difusão da produção artística; promoção cultural e pedagógica em espaços de cultura; educação patrimonial; cultura digital e comunicação; cultura afro-brasileira; culturas indígenas; tradição oral, e educação museológica.

Os projetos serão selecionados por uma comissão com representantes do MEC, do MinC e professores das universidades federais, que darão pareceres técnicos. Segundo o ministro, a escolha dos projetos vai buscar o equilíbrio para que todas as regiões do país estejam contempladas. “Vai ganhar quem tiver qualidade. Tudo na educação é mérito”, pontuou Mercadante. 

MEC

Atleta na Escola: Secretarias têm prazo até 1º de junho para aderir ao programa

As secretarias de educação estaduais e municipais podem fazer sua adesão ao programa Atleta na Escola até 1º de junho, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). O principal objetivo do programa é difundir a prática esportiva entre os estudantes brasileiros, e assim identificar jovens talentos.

De acordo com balanço das 15h30 desta quarta-feira, 22, 24 estados já aderiram ao programa, bem como 3.464 municípios. A iniciativa de formação esportiva escolar tem como meta a participação de 5 milhões de estudantes entre 12 e 17 anos, de 20 mil escolas.

O Ministério da Educação fará repasse de recursos para a realização de competições pelas escolas, municípios, estados e Distrito Federal. Os recursos serão distribuídos por intermédio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), operacionalizado pelo Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE).

“O brasileiro já demonstrou em várias modalidades o talento para o esporte. Temos criatividade, capacidade, competência, principalmente nos esportes que popularizamos”, salientou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Segundo ele, ainda é preciso estimular algumas práticas esportivas no Brasil, como o atletismo e a corrida. “Estamos construindo a perspectiva de deixar um legado das Olimpíadas nas escolas. Essa será uma das heranças que vamos deixar”, completou.

Lançado no início de maio pelos ministérios da Educação, Defesa e dos Esportes, o programa pretende democratizar o acesso ao esporte desde a escola, incentivar a prática esportiva nas escolas e identificar e orientar jovens talentos escolares. O Atleta na Escola também tem como objetivo servir de base para o plano Brasil Medalhas, investimento de R$ 1 bilhão em ações para que o país fique entre os dez melhores colocados nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

MEC

Educação digital: MEC oferecerá especialização para professor da rede pública

O Ministério da Educação vai oferecer cursos de especialização em educação digital para professores da rede pública. O objetivo dessa capacitação, que integra as ações do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado), é promover maior interação das tecnologias com as disciplinas do currículo, como biologia, matemática, química, entre outras.

Este curso de especialização tem diretrizes diferentes das outras formações realizadas no âmbito do ProInfo. Nos cursos anteriores, os professores aprendiam a usar a tecnologia e o uso em sala de aula era mais pontual. O objetivo deste novo curso é integrar a tecnologia em sala de aula de forma estruturante.

O conteúdo dos cursos ainda está sendo finalizado por professores e especialistas em educação digital das universidades federais do Brasil, com coordenação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A partir de outubro deste ano, formadores da rede do ProInfo iniciarão o curso de especialização em educação digital. Eles atuarão como agentes multiplicadores de conteúdo e poderão realizar cursos locais.

Para participar do curso, os professores precisam ter domínio de ferramentas de edição de texto, navegação na internet, visualização de imagens, entre outras mais usadas cotidianamente.

O curso terá 360 horas, com a maioria das aulas a distância e atividades presenciais. O conteúdo ministrado inclui conteúdos comuns para todos os professores e aulas específicas para cada disciplina que o docente escolher.

O MEC vem desenvolvendo, por meio do ProInfo Integrado, cursos de formação voltados para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar, articulado à distribuição dos equipamentos tecnológicos nas escolas e à oferta de conteúdos e recursos multimídia e digitais oferecidos pelo Portal do Professor, pela TV Escola e DVD Escola, pelo Domínio Público e pelo Banco Internacional de Objetos Educacionais.