Elas estão na fila desde quinta e podem ter que esperar até mais de 20 dias. Cartaz informa que matrículas só devem acontecer dia 4 de dezembro.
Elas vieram preparadas: trouxeram barraca, televisão, colchonete. Montaram um verdadeiro acampamento na fila da creche. As mães organizaram até uma lista de espera. A dona de casa Agenira Gomes foi uma das primeiras a chegar. "Decidi ficar na fila desde já para não perder a vaga", afirma.
Geovana de Azevedo conta que tentou uma vaga para o filho, no ano passado e não conseguiu. Por isso, resolveu vir para a fila com antecedência. "Eu trabalho e tenho que pagar alguém para vigiar meu filho quando não estou em casa. Tenho que pagar o transporte, o colégio, assim não dá. Esse ano eu vou ficar na fila para garantir a vaga do meu filho", diz.
O problema é antigo na creche Emiliana Giles Bragança. Ano passado, muitos pais não conseguiram vaga para os filhos, mesmo enfrentando dias na fila.
Mães montam acampamento na fila para garantir vaga em creche, na Grande Vitória (Foto: Bruno Faustino/ TV Gazeta)
A fila em frente à creche Emiliana Giles Bragança, em Castelo Branco, Cariacica, na Grande Vitória, começou a ser formada na quinta-feira (10). As mães dormiram no local de quinta para sexta e de sexta para sábado. Na grade da escola, há um cartaz informando que as matriculas só serão resolvidas no dia 4 de dezembro, a partir das 8 da manhã.
A Secretaria de Educação de Cariacica informou que o prazo de matrícula na rede municipal ainda não foi definido. Mas as mães estão dispostas a continuar na fila por mais de 20 dias, se for preciso, para garantir a matrícula dos filhos na creche.
g1.
g1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário